0 of 100 Perguntas completed
Perguntas:
Você já concluiu o teste antes. Portanto, você não pode reiniciá-lo.
Teste is loading…
You must sign in or sign up to start the teste.
Você precisa primeiro terminar o seguinte:
0 de 100 Perguntas respondeu corretamente
Seu tempo:
Time has elapsed
Você alcançou 0 de 0 ponto(s), (0)
Earned Point(s): 0 of 0, (0)
0 Redação(ões) Pendente(s) (Ponto(s) Possível(is): 0)
Pontos Médios |
|
Sua pontuação |
|
07. (2016.2/ TRAIRI). Leia com atenção as afirmativas a seguir.
De acordo com a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à(ao) ________, sem prejuízo ________ de que trata esta Lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de __________ e de _________. Marque a opção cujos vocábulos completam CORRETA e respectivamente as lacunas.
(Prefeitura de Jardim de Piranhas – Banca FUNCERN 2018) A Assistência Social, em sua organização, apresenta tipos de proteção social classificados em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. Nesse sentido, pode-se considerar que:
09. (2016.1 / CAUCAIA). No que compete à Lei 8.069, de 13 de Julho de 1990, em seu Art.18-B, os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá-los ou protegê-los que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso, EXCETO
(2015.1/ITAPIPOCA-CE) Baseado na Lei 10741 de 01/10/2003, associe a coluna B pela coluna A.
COLUNA A
I. Dos Crimes em Espécie.
II. Da Proteção Judicial dos Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Indisponíveis ou Homogêneos.
III. Disposições Finais e Transitórias.
IV. Disposições Gerais.
V. Do Ministério Público.
COLUNA B
( ) Nos processos e procedimentos em que não for parte, atuará obrigatoriamente o Ministério Público na defesa dos direitos e interesses de que cuida esta Lei, hipóteses em que terá vista dos autos depois das partes, podendo juntar documentos, requerer diligências e produção de outras provas, usando os recursos cabíveis.
( ) Impedir ou embaraçar ato do representante do Ministério Público ou de qualquer outro agente fiscalizador Pena: reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.
( ) Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado Pena: detenção de 2 (dois) meses a 1 (um) ano e multa.
( ) Decorridos 60 (sessenta) dias do trânsito em julgado da sentença condenatória favorável ao idoso sem que o autor lhe promova a execução, deverá fazê-lo o Ministério Público, facultada, igual iniciativa aos demais legitimados, como assistentes, ou assumindo o polo ativo em caso de inércia desse órgão.
( ) O Poder Público poderá criar varas especializadas e exclusivas do idoso.
Marque a opção que indica a sequência CORRETA.
10. (2015.2 / SÃO BENEDITO-CE) O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece os princípios que devem ser adotados por entidades que desenvolvam programas de acolhimento familiar ou institucional. Segundo esses princípios, assinale a alternativa CORRETA.
(2015.1 / CARNAUBAL-CE) Baseado na Lei 10.741 de 01/10/2003, associe a coluna B pela coluna A. COLUNA A I. A garantia de prioridade II. O direito à liberdade III. Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer IV. Do Direito à Saúde V. Da Previdência Social COLUNA B
( ) Os idosos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante terão atendimento especializado, nos termos da lei.
( ) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso.
( ) O dia mundial do trabalho, 1º de maio, é a data-base dos aposentados e pensionistas.
( ) Faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação.
( ) Os idosos participarão das comemorações de caráter cívico ou cultural, para transmissão de conhecimentos e vivências às demais gerações, no sentido da preservação da memória e da identidade culturais. Marque a opção que indica a sequência CORRETA.
11. (2015.2 / SÃO BENEDITO-CE) Segundo a Lei 8.069, a adoção se reger-se à EXCETO:
15 (2018.1 / CAMOCIM-CE) Diante da barbárie que caracteriza o cenário da infância e da adolescência brasileiras excluídas socialmente, é imprescindível exigir-se que todas as ações, os programas e as políticas públicas, as decisões judiciais e a legislação se expressem a partir da perspectiva dos direitos e que se integrem em um Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, adotando estratégias efetivas para a realização plena dos direitos deste segmento etário e a redução dos níveis de desigualdade. Nesse sentido, o ECA estabelece as medidas de proteção à criança e ao adolescente que poderão ser aplicadas isolada ou cumulativamente bem como substituídas a qualquer tempo. De acordo com previsões explicitadas no artigo 100 do ECA, na aplicação das medidas, serão consideradas as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao(à)
(UFPE – Banca COVEST-COPSET 2010) A concepção de controle social, suas possibilidades e limites e, em especial na política de assistência social, constitui um desafio na conjuntura atual. Sobre isso, analise as proposições abaixo.
I. As instituições da sociedade civil também constituem mecanismos de controle social para manter a atual ordem societária, difundindo a ideologia dominante e reforçando comportamentos legitimados socialmente.
II. Na perspectiva do Estado Mínimo, a sociedade tem possibilidade de controlar as ações do Estado em favor dos interesses das classes subalternas.
III. Os conselhos gestores podem se constituir em mecanismos de controle do Estado sobre as classes subalternas como consequência do enfraquecimento dos movimentos sociais.
IV. Ao orquestrar as parcerias com setores da sociedade civil, o Estado procura formas menos burocratizadas de organização cuja missão é representar o Estado na gestão do fundo público e na definição da alocação dos recursos destinados à política social sustentada por esse fundo.
V. A partir do conceito de necessidades humanas básicas, os objetivos do controle social da política de assistência devem estar parametrados no atendimento às necessidades humanas em sua plenitude natural, social, econômica e política.
Estão corretas, apenas:
(FUNASG – Banca FUNCAB 2015) De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família integra o Serviço de Proteção:
Relacione a coluna B pela coluna A.
COLUNA A
COLUNA B
( )Afastamento provisório de seus dirigentes.
( )Suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas.
( )Cassação do registro.
( )Afastamento definitivo de seus dirigentes.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
(Prefeitura de Fortaleza – banca Prefeitura de Fortaleza 2016) De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, assinale a alternativa correta quanto aos Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade.
(TJ-PR – Banca TJ-PR 2013) De acordo com a Resolução nº 109 do MDS, que aprova a tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) objetiva:
13. (2014.2 / MORADA NOVA-CE) Acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei 8069 de 13 de Julho de 1990, assinale a opção CORRETA.
05. (2015.1/ CARNAUBAL). Baseado na Lei 8.069 de 13/07/1990, relacione a coluna B pela coluna A. COLUNA A I. A garantia de prioridade. II. O direito à liberdade. III. Das Infrações Administrativas IV. Da Proteção Judicial dos Interesses Individuais, Difusos e Coletivos. V. Do Advogado. COLUNA B
( ) Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
( ) A investigação do desaparecimento de crianças ou adolescentes será realizada imediatamente após notificação aos órgãos competentes, que deverão comunicar o fato aos portos, aeroportos, Polícia Rodoviária e companhias de transporte interestaduais e internacionais, fornecendo-lhes todos os dados necessários à identificação do desaparecido.
( ) Brincar, praticar esportes e divertir-se.
( ) A criança ou o adolescente, seus pais ou responsável, e qualquer pessoa que tenha legítimo interesse na solução da lide poderão intervir nos procedimentos de que trata esta Lei, através de advogado, o qual será intimado para todos os atos, pessoalmente ou por publicação oficial, respeitado o segredo de justiça.
( ) Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente: Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
(Prefeitura de Japonvar – Banca COTEC 2013) Conforme estabelecido na Tipificação Nacional de Serviço Socioassistencial/2009, sobre o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), é INCORRETO afirmar:
06. (2015.1/ CARNAUBAL). No que compete o Artigo 197 da Lei 8.069 de 13/07/1990, os postulantes à adoção, domiciliados no Brasil, apresentarão petição inicial na qual conste, EXCETO:
(Prefeitura de Salvador – Banca FGV 2019) Sobre os usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), analise as afirmativas a seguir.
III. As famílias e os indivíduos que vivenciaram violação de direitos por abandono.
Está correto o que se afirma em
De acordo com a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade apresenta como alguns de seus objetivos:
16 (2018.1 / CAMOCIM-CE) No Capitulo I sobre Direito à Vida e à Saúde do Estado da Criança e do Adolescente – Lei 8.069/90, determina que
17 (2018.1 / CAMOCIM-CE). As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente forem ameaçados ou violados. São várias as medidas previstas, tais como o encaminhamento aos pais ou responsável mediante termo de responsabilidade, orientação, apoio e acompanhamento temporários, matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental, entre outras. Conforme estabelece o artigo 102 da Lei citada, todas as medidas de proteção serão acompanhadas do(da)(das)
(Prefeitura de Sítio Novo – Banca FUNCERN 2018) De acordo com o SUAS, a Vigilância Socioassistencial é caracterizada como uma das funções da política de assistência social e deve ser realizada por intermédio da produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas e trata:
Baseado na Lei 13.146, de 06 de julho de 2015, relacione a coluna B de acordo com a coluna A
COLUNA A
III. Do Direito à Saúde.
COLUNA B
( ) Os serviços do SUS e do SUAS deverão promover ações articuladas para garantirem à pessoa com deficiência e à sua família a aquisição de informações, orientações e formas de acesso às políticas públicas disponíveis com a finalidade de propiciar sua plena participação social.
( ) A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.
( ) Constitui modo de inclusão da pessoa com deficiência no trabalho a colocação competitiva, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, nos termos da legislação trabalhista e previdenciária, na qual devem ser atendidas as regras de acessibilidade, o fornecimento de recursos de tecnologia assistiva e a adaptação razoável no ambiente de trabalho.
( ) Os casos de suspeita ou de confirmação de violência praticada contra a pessoa com deficiência serão objeto de notificação compulsória, pelos serviços de saúde públicos e privados, à autoridade policial e ao Ministério Público, além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
( ) Os serviços, os programas, os projetos e os benefícios no âmbito da política pública de assistência social à pessoa com deficiência e sua família têm como objetivo a garantia da segurança de renda, da acolhida, da habilitação e da reabilitação, do desenvolvimento da autonomia e da convivência familiar e comunitária, para a promoção do acesso a direitos e da plena participação social. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
(Prefeitura de Mauriti – Banca CEV-URCA 2019) “Conjunto integrado da oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social mediante articulação entre todas as unidades de provisão do SUAS”. A definição, extraída da Norma Operacional Básica do SUAS, refere-se a:
Segundo a Lei 13.146, de 06 de julho de 2015, analise as afirmativas a seguir, assinalando (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.
( ) Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento definitivo ou temporário de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
( ) Esta Lei tem como base a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo nº 186,de 09 de julho de 2008, em conformidade com o procedimento previsto no § 3o do art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, em vigor para o Brasil, no plano jurídico externo, desde 31 de agosto de 2008, e promulgados pelo Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009, data de início de sua vigência no plano interno.
( ) Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta Lei, devem remeter peças ao Ministério da Justiça para as providências cabíveis.
( ) Em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será considerada vulnerável, devendo o poder público adotar medidas para sua proteção e segurança. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
(Prefeitura de Mauriti – Banca CEV-URCA 2019) Conforme previsto na Lei 8.742/93 (Lei Orgânica da Assistência Social), entende-se por Proteção Social Especial:
(Prefeitura de Salvador – Banca FGV 2019) Dona Noêmia, 78 anos, frequenta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS de seu bairro, onde participa de oficinas de cidadania, de aulas de bordado, de alongamento e de um coral.
Assinale a opção que indica objetivos do SCFV para pessoas idosas.
(INSS – FUNRIO 2009) A implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) institui duas formas de financiamento federal na Assistência Social: 1) fundo a fundo; e 2) valor de transferência em benefício direto ao cidadão (Sposati, 2006). No que diz respeito à segunda modalidade, deve-se sinalizar, como fator dificultador da articulação entre serviços e benefícios:
(MPE – PE – Banca FCC 2012) A gestão das ações na área de assistência social deve ser organizada sob a forma do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem por objetivo:
08. (2016.2/ TRAIRI). Baseado na Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, associe a coluna B com a coluna A. COLUNA A I. Das Infrações Administrativas II. Do Advogado III. Dos Crimes em Espécie IV. Disposições Finais e Transitórias V. Da Proteção Judicial dos Interesses Individuais, Difusos e Coletivos COLUNA B:
( ) Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus tratos contra criança ou adolescente. Pena: multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.
( ) Compete aos estados e municípios promoverem a adaptação de seus órgãos e programas às diretrizes e princípios estabelecidos nesta Lei.
( ) A investigação do desaparecimento de crianças ou adolescentes será realizada imediatamente após notificação aos órgãos competentes, que deverão comunicar o fato aos portos, aeroportos, Polícia Rodoviária e companhias de transporte interestaduais e internacionais, fornecendo-lhes todos os dados necessários à identificação do desaparecido.
( ) A ausência do defensor não determinará o adiamento de nenhum ato do processo, devendo o juiz nomear substituto, ainda que provisoriamente, ou para o só efeito do ato.
( ) Privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo a sua apreensão sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente. Pena : detenção de seis meses a dois anos.
Marque a opção quer apresenta a sequência CORRETA.
Considerando o que a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) disciplina sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O BPC é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
( ) Para concessão do BPC, considera-se família a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa, independentemente de orientação sexual.
( ) Para a concessão do BPC, considera-se incapaz de prover a manutenção da pessoa com deficiência ou idosa a família cuja renda mensal per capita seja inferior a meio salário-mínimo.
( ) Os rendimentos decorrentes de estágio supervisionado e de aprendizagem não serão computados para os fins de cálculo da renda familiar per capita.
( ) O BPC pode ser acumulado pelo beneficiário com qualquer outro no âmbito da seguridade social ou de outro regime, salvo os da assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória.
(Prefeitura de Fortaleza – Banca Prefeitura de Fortaleza 2018) De acordo com Lei nº 8.742/1993, no que se refere ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), é correto afirmar que:
(Prefeitura de Niterói – Banca FGV 2018) O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) gere as ações na área de assistência social, que fica organizada sob a forma de um sistema descentralizado e participativo, com os seguintes objetivos:
III. implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
A Assistência Social, na Constituição Federal de 1988, é parte do tripé da Seguridade Social. Consequentemente, a lei 8.742/1993, Lei Orgânica da Assistência Social, considera que a Assistência social:
(Prefeitura de Sítio Novo – Banca FUNCERN 2018) A Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, em seu artigo 22, prevê provisões suplementares e provisórias que são prestadas aos(às) cidadãos(ã) e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública, que são:
(Prefeitura de Mauriti – Banca CEV-URCA 2019) Em conformidade com a Lei Orgânica da Assistência Social, assinale a alternativa que apresenta uma competência do Conselho Nacional de Assistência Social.
(Prefeitura de Macapá – FCC 2018) Aldaíza Sposati (2013), ao analisar os 20 anos de implementação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), afirma: A legalidade obtida em normas e dispositivos não possibilitou ainda o alcance da legitimidade capaz de provocar acolhida consciente e convicta de um projeto dirigente em valor social. Esse posicionamento deve ser compreendido como:
(HEMOMINAS – Banca IBFC 2013) Aldaíza Sposati, no livro “A menina LOAS: um processo de construção da Assistência Social” analisa a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, comparando-a a uma família. Neste sentido, afirma que “A assistência social não nasce como política no mesmo dia do nascimento da LOAS. Ela é bem mais velha. É mais um caso de atraso de registro de nascimento…. Fazer o registro de nascimento em data atrasada pode ser vontade de fazer coincidir com o dia de padroeiro, mas, em geral, é situação de mãe solteira, que fica esperando a coragem do pai, em pôr seu nome no registro da criança já nascida e crescida” (p.8). Com base nesta análise, o “pai” da LOAS é:
(Prefeitura de Jardim do Seridó – Banca FUNCERN 2019) Para a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, Lei n° 8.742/93, atualizada pela Lei 12.435/2011, são consideradas “entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos” (Art. 3º – LOAS). E para o funcionamento de tais entidades e organizações, o Art. 9º, da referida lei, define que dependerá de prévia inscrição no respectivo
(Prefeitura de Jaru – Banca IBADE 2019) A aprovação da Política Nacional de Assistência Social em 2004 é considerada um marco importante das ações estatais na área da assistência social. Visando o enfretamento da pobreza e da desigualdade e buscando à universalidade dos direitos sociais, ela tem por objetivo:
(Prefeitura de Mauriti – Banca CEV-URCA 2019) Em consonância com o disposto na LOAS, capítulo II, seção I, artigo 4°, a Assistência Social rege-se por princípios, dentre os quais podemos destacar:
I – Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.
II – Primazia da responsabilidade do Estado na condução da Política de Assistência Social em cada esfera de governo.
III – Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
IV – Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.
Estão corretos os itens:
(TJ-RO – Banca Cespe 2012) Em consonância com a PNAS/NOB, assinale a opção correta.
(Prefeitura de Salvador – Banca FGV 2019) Douglas completará, em breve, 18 anos e vive, desde os 15 anos, em um Serviço de Acolhimento Institucional municipal. De acordo com a tipificação de Serviços Socioassistenciais do SUAS,
Ano: 2016 Banca: FUNCAB Órgão: EMSERH Prova: FUNCAB – 2016 – EMSERH – Assistente Social As instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS são denominadas:
(SESA-ES – Banca Cespe 2013) Segundo a tipificação nacional de serviços socioassistenciais,
(CONDER – Banca FGV 2013) A Política Nacional de Assistência Social se estrutura com base nas garantias ou seguranças sociais voltadas para reduzir ou prevenir as situações de vulnerabilidade. Assinale a alternativa que apresenta uma situação de vulnerabilidade.
(2015.1 / CARNAUBAL-CE) Segundo o Estatuto do Idoso, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito público, nos termos desta Lei e da legislação vigente.
( ) É obrigação do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
( ) É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocandoo a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
( ) Os alimentos serão prestados ao idoso na forma da lei civil.
( ) O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
(UEG – Banca FUNIVERSA 2015) Segundo a nova tipificação nacional de serviços socioassistenciais, assinale a alternativa correta.
(MPE-AP – Banca FCC 2012) Aldaíza Sposati (2009), ao tratar da recente trajetória da Política de Assistência Social que passou a adotar o paradigma do campo público governamental e se tornar afiançadora de direitos, considera imprescindíveis algumas mudanças:
I. O exercício racional da gestão estatal fundado em princípios e valores sociais, como direitos, cidadania e dever de Estado, fora do escopo que compõe culturalmente as práticas sociais no Brasil.
II. A gestão dessa política deixa de ser reativa para ingressar na atuação proativa, prevenindo e reduzindo as desproteções sociais.
III. A criação de espaços de decisão democrática com representação da sociedade civil, constituindo-se área de gestão estatal e pública.
Está correto o que se afirma em:
(Prefeitura de Fortaleza – 2018) De acordo com a Resolução do CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009, que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, assinale a alternativa correta que apresenta o serviço e seus respectivos impactos esperados.
(Prefeitura de Fortaleza – 2016) Sobre os fundamentos e tendências atuais da seguridade social brasileira, marque a alternativa correta de acordo com Boschetti (2009).
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Provas: IBFC – 2016 – SES-PR – Assistente Social Considerando a lei 8080/90, analise os itens abaixo e a seguir, assinale a alternativa correta:
I. Deverão ser criadas comissões permanentes de integração entre os serviços de saúde e as instituições de ensino profissional e superior
II. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde-SUS poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.
III. Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos poderão exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do Sistema Único de Saúde-SUS.
(TRT – 6º Região – Banca FCC 2012) A política de Assistência Social em vigor desde 2004 tem como diretrizes:
I. Descentralização político-administrativa, cabendo sua coordenação e normas gerais à esfera federal e a coordenação e execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social, garantindo o comando único das ações em cada esfera de governo, respeitando-se as diferenças e as características socioterritoriais locais.
II. Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis; primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.
III. Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.
Está correto o que se afirma em:
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: SESA-ES Provas: CESPE – 2013 – SESA-ES – Assistente Social Acerca da vigilância sanitária e epidemiológica, assinale a opção correta.
(Prefeitura de Salvador – Banca FGV 2019) “Os serviços de Proteção Social devem prover um conjunto de seguranças que cubram, reduzam ou previnam riscos e vulnerabilidades sociais (SPOSATI, 2006), bem como necessidades emergentes ou permanentes decorrentes de problemas pessoais ou sociais de seus usuários.” (COUTO et al., 2014, pp.66-67). Na PNAS 2004 é garantida:
I. a segurança de convívio.
II. a segurança de trabalho.
III. a segurança de desenvolvimento da autonomia.
Está correto o que se afirma em:
Ano: 2016 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Provas: INSTITUTO AOCP – 2016 – EBSERH – Assistente Social (CH-UFPA) De acordo com o que dispõe a Lei Orgânica da Saúde – Lei nº 8.080/1990, assinale a alternativa correta.
Ano: 2018 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA – 2018 – UFPA – Assistente Social A Lei nº 8.080/90 – Lei Orgânica da Saúde tratou sobre os serviços privados de assistência à saúde. Sobre o tema, e em consonância com a legislação, é correto afirmar:
(Prefeitura de Jardim de Piranhas – Banca FUNCERN 2019) A Assistência Social compreendida como direito do cidadão e dever do Estado apresenta diretrizes para sua concretização. Desse modo, é diretriz da Assistência Social:
Ano: 2014 Banca: CEPERJ Órgão: VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO Provas: CEPERJ – 2014 – VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO – Assistente Social Segundo a Lei 8.080/90, os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização:
(Prefeitura de Jardim de Piranhas – Banca FUNCERN 2019) A Entre os princípios elencados e defendidos pela LOAS (Lei orgânica da Assistência Social) está a
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: SES-DF Provas: IADES – 2014 – SES-DF – Assistente Social As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com suas diretrizes. No que se refere às diretrizes do SUS, assinale a alternativa correta.
(SUSAM – Banca FGV 2014) A Política Nacional de Assistência Social promove a defesa dos direitos das famílias. Dentre as modalidades de garantias sociais destaca-se a de inserção social, que é estruturada para:
Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: IMESF Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, de acordo com o que determina a Lei nº 7.508/2011.
( ) São Portas de Entrada, isto é, serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no SUS, às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços de atenção primária, atenção de urgência e emergência, de atenção psicossocial e especiais de acesso aberto.
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: Câmara Legislativa do Distrito Federal O planejamento no Sistema Único de Saúde é uma função gestora que, além de requisito legal, é um dos mecanismos relevantes para assegurar a unicidade e os princípios constitucionais do SUS. Para tanto, o Decreto n° 7.508 de 2011 veio reforçar esse processo de planejamento da saúde sendo ascendente e integrado, do nível local até o federal, considerando os respectivos Conselhos de Saúde. Diante disso, para esse processo de planejamento exige-se:
(MPE-BA – Banca FESMIP-BA 2011) A Política Nacional de Assistência Social rege-se pelo seguinte princípio democrático:
Ano: 2018 Banca: IADES Órgão: SES-DF Considerando o Capítulo I do Decreto n° 7.508/2011, as Redes de Atenção à Saúde são um conjunto de ações e serviços articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de:
(Prefeitura de Betim – 2015) Assinale a alternativa que NÃO compreende um objetivo da política de assistência social.
Ano: 2016 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH De acordo com os conceitos estabelecidos no Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011, as “instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS” são consideradas:
Ano: 2018 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UFAL O Sistema Único de Saúde – SUS vem, desde sua criação na Constituição Federal de 1988, sendo objeto de diversos instrumentos normativos, que objetivam sua regulamentação e o cumprimento de seus objetivos, diretrizes e princípios. Por exemplo, a Lei nº 8.142/1990:
I. estabelece como instâncias colegiadas as Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde, para colaborar com a gestão do SUS em cada esfera de governo;
II. define que a Conferência de Saúde deve acontecer a cada 3 (três) anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes;
III. estabelece que as Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde, em todos os níveis de poder, terão sua organização e normas de funcionamento definidas pelo Ministério da Saúde.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s):
Ano: 2016 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Rio Branco – AC Considerando as disposições do Decreto nº 7.508/2011 é correto afirmar que:
Ano: 2017 Banca: IDECAN Órgão: INCA Região Saúde é definida pelo Decreto Presidencial nº 7.508/2011 como o “espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde”. De acordo com a Lei, as Regiões Saúde são instituídas:
Ano: 2016 Banca: FUNCAB Órgão: EMSERH De acordo com as disposições legais acerca das distribuições das vagas nos Conselhos de Saúde, as entidades dos trabalhadores da área da saúde devem ter representatividade de:
Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH De acordo com decreto presidencial n° 7508/2011, assinale a alternativa correta sobre as Comissões Intergestores em relação a sua organização e ao funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde.
(Cetrede – Pref. Munic. São Benedito AS – 2015) No que compete o artigo 6º da Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990, está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO o(a)
(Prefeitura de Jaru – Banca IBADE 2019) A Lei Orgânica da Assistência Social – Lei n°8.742/1993 – é regida por alguns princípios fundamentais. Dentre eles destaca-se a:
Ano: 2019 Banca: UFSC Órgão: UFSC A respeito da Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
( ) Dispõe sobre Conselhos de Saúde, como órgãos colegiados compostos por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, para atuarem na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde.
( ) As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.
( ) As decisões deliberadas nos Conselhos de Saúde serão homologadas pela representação definida em regimento próprio, aprovada pelo respectivo conselho.
Ano: 2018 Banca: INAZ do Pará Órgão: FunGota de Araraquara – SP De acordo com o art. 1º da Lei nº 8.142/90, o Conselho de Saúde, órgão de caráter permanente e deliberativo, deve atuar:
Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: IMESF De acordo com a Lei nº 8.142/1990, dentre outras formas, os recursos do Fundo Nacional de Saúde serão alocados como:
I. Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.
II. Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional.
III. Investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde.
Quais estão corretas?
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: Prefeitura de Macapá – AP Segundo o Art. 4o , da Lei no 8.142 de 1990, para receberem os recursos, transferidos do governo federal para Municípios, Estados e o Distrito Federal, tais entes devem contar com Fundo de Saúde; Conselho de Saúde, com composição:
Concurso: TJ-ES – 2010 | Prova: CESPE – 2011 – TJ-ES – Analista Judiciário – Enfermagem – Específicos Disciplina: Enfermagem | Assunto: Saúde Mental Considerando o processo de reforma psiquiátrica instituída no Brasil, julgue os itens a seguir. O Programa de Volta para Casa, do Ministério da Saúde, instituiu o auxílio reabilitação para pessoas com longa história de internações em hospitais psiquiátricos, por meio do pagamento mensal de um auxílio-reabilitação diretamente ao seu responsável, que irá repassar para o paciente beneficiado.
Ano: 2018 Banca: CS-UFG Órgão: UFG Conforme o Artigo 1º da Lei n. 8.142/1990, o SUS contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:
Concurso: TJ-ES – 2010 | Prova: CESPE – 2011 – TJ-ES – Analista Judiciário – Enfermagem – Específicos Disciplina: Enfermagem | Assunto: Saúde Mental Considerando o processo de reforma psiquiátrica instituída no Brasil, julgue os itens a seguir. O atendimento dos portadores de sofrimento mental de base comunitária fundamenta-se na lógica do saber da psiquiatria tradicional especializada e é realizado em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), residências terapêuticas, ambulatórios, hospitais gerais e centros de convivência.
Ano: 2017 Banca: IF-CE Órgão: IF-CE Com base na Lei nº 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, analise as afirmativas.
I. O Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, com as seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.
II. A Conferência de Saúde reúne-se a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
III. Todos os estados e municípios devem ter conselhos de saúde compostos exclusivamente por representantes do governo, dos prestadores de serviços e dos profissionais de saúde.
Está(ão) correto(s):
Ano: 2017 Banca: IDECAN Órgão: MS A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. De acordo com o artigo 1º, o SUS, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: Conferência de Saúde e Conselho de Saúde. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Ano: 2016 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH
De acordo com o que dispõe a Lei 8.142/90, acerca do Conselho de Saúde, assinale a alternativa correta.
Concurso: MS – 2009 – Administrativo | Prova: CESPE – 2010 – MS – Assistente Social Disciplina: Serviço Social | Assunto: Cerca de 1.800 usuários de saúde mental de todo o Brasil participaram, no dia 30/9/2009, em Brasília, da marcha dos usuários pela reforma psiquiátrica antimanicomial, com o objetivo de reivindicar a efetiva aplicação da Lei n.º 10.216/2001 e também o aumento de investimentos no Programa de Volta para Casa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A lei que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais assegura que em situações de crise seja realizada a internação em instituições com características asilares, mesmo que estas não ofereçam a assistência integral inclusive de assistência social nem a garantia de sigilo nas informações prestadas, por se tratar de um quadro emergencial.
O conjunto de atividades que visa eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da Saúde caracteriza a execução de ações da (o)
Concurso: TJ-ES – 2010 | Prova: CESPE – 2011 – TJ-ES – Analista Judiciário – Enfermagem – Específicos Disciplina: Enfermagem | Assunto: Saúde Mental Considerando o processo de reforma psiquiátrica instituída no Brasil, julgue os itens a seguir. A internação psiquiátrica involuntária deve, no prazo de vinte e quatro horas, ser comunicada ao Ministério Público estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual a internação tenha ocorrido, sendo desnecessário esse procedimento quando o paciente tiver alta.
(TRT 3º Região – Banca FCC 2009) Em referência aos princípios que o benefício eventual deve atender, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, é correto afirmar como necessária a:
Concurso: TRT – 3ª Região (MG) – 2015 | Prova: FCC – 2015 – TRT – 3ª Região (MG) – Analista Judiciário – Serviço Social Disciplina: Serviço Social | A atual política de saúde mental brasileira é resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores da Saúde, iniciada na década de 1980, com o objetivo de mudar a realidade dos manicômios onde viviam mais de 100 mil pessoas com transtornos mentais. Nas últimas décadas, esse processo de mudança se expressa especialmente por meio do Movimento Social da Luta Antimanicomial e de um projeto coletivamente produzido de mudança do modelo de atenção e de gestão do cuidado: a Reforma Psiquiátrica. Assim, ainda é um desafio:
Ano: 2017 Banca: FUNRIO Órgão: SESAU-RO São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os seguintes serviços, EXCETO:
Concurso: SES-DF – 2011 – Especialista em Saúde | Prova: FUNIVERSA – 2011 – SES-DF – Especialista em Saúde – Assistente Social Disciplina: Serviço Social | Assunto: A Lei n.o 10.216/2001, também conhecida como Lei Paulo Delgado e como Lei da Reforma Psiquiátrica, instituiu um novo modelo de tratamento aos transtornos mentais no Brasil. No ano de 1989, dá entrada no Congresso Nacional o Projeto de Lei do deputado Paulo Delgado (PT/MG), que propõe a regulamentação dos direitos da pessoa com transtornos mentais e a extinção progressiva dos manicômios no país. É, o início das lutas do movimento da Reforma Psiquiátrica no campo legislativo e no normativo. E somente no ano de 2001, após 12 anos de tramitação no Congresso Nacional, é que a Lei Federal n.º 10.216 é sancionada no país. A aprovação, no entanto, é de um substitutivo do Projeto de Lei original, que traz modificações importantes no texto normativo. Assim, a Lei Federal n.o 10.216 redireciona a assistência em saúde mental, privilegiando o oferecimento de tratamento em serviços de base comunitária, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais, mas não institui mecanismos claros para a progressiva extinção dos manicômios. Ainda assim, a promulgação da Lei n.º 10.216 impõe novo impulso e novo ritmo ao processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil. É, no contexto da promulgação da Lei n.o 10.216 e da realização da III Conferência Nacional de Saúde Mental, que a política de saúde mental do governo federal, alinhada com as diretrizes da Reforma Psiquiátrica, passa a consolidar-se, ganhando maior sustentação e visibilidade. Internet: (com adaptações). Com relação ao disposto na Lei n.o 10.216/2001, assinale a alternativa correta.
Concurso: RAPS Prefeitura de Fortaleza 2018 – Assistente Social | Prova: IMPARH Amarante (1996) refere que nos últimos anos da década de 1970, formou-se no Brasil o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM), o qual passou a protagonizar os anseios e as iniciativas pela reforma da assistência psiquiátrica nacional. No início, este movimento buscou:
Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH O acordo de colaboração entre os entes federativos para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde será firmado por meio de Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde. De acordo com as disposições contidas no Decreto Presidencial nº 7.508/2011, assinale a alternativa correta acerca do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde.
Concurso: RAPS Prefeitura de Fortaleza 2018 – Assistente Social | Prova: IMPARH Quanto à Lei nº 10.216 de 6 de abril de 2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, é correto afirmar:
(SESACRE – Banca FUNCAB 2013) Conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009), é um dos objetivos dos serviços da proteção social básica:
Concurso: DPE-PR – 2014 – Defensor Público | Prova: UFPR – 2014 – DPE-PR – Defensor Público Disciplina: Direito Penal |Assunto: Medidas de segurança A Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, também conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, instituiu um novo modelo de tratamento das medidas de segurança no Brasil, dispondo sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redirecionando o modelo assistencial em saúde mental. Assinale a alternativa que corresponde a uma das principais orientações da referida lei.
Ano: 2017 Banca: FUNRIO Órgão: SESAU-RO “Espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infra-estrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde”. O texto define:
Concurso: MS – 2009 – Administrativo | Prova: CESPE – 2010 – MS – Assistente Social Disciplina: Serviço Social | Cerca de 1.800 usuários de saúde mental de todo o Brasil participaram, no dia 30/9/2009, em Brasília, da marcha dos usuários pela reforma psiquiátrica antimanicomial, com o objetivo de reivindicar a efetiva aplicação da Lei n.º 10.216/2001 e também o aumento de investimentos no Programa de Volta para Casa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. O Programa de Volta para Casa vem produzindo efeitos imediatos no cotidiano das pessoas egressas de hospitais psiquiátricos, podendo, portanto, ser identificado como intervenção, no poder de contratualidade social dos beneficiários, potencializando sua emancipação e autonomia.