0 of 19 Perguntas completed
Perguntas:
Você já concluiu o teste antes. Portanto, você não pode reiniciá-lo.
Teste is loading…
You must sign in or sign up to start the teste.
Você precisa primeiro terminar o seguinte:
0 de 19 Perguntas respondeu corretamente
Seu tempo:
Time has elapsed
Você alcançou 0 de 0 ponto(s), (0)
Earned Point(s): 0 of 0, (0)
0 Redação(ões) Pendente(s) (Ponto(s) Possível(is): 0)
Os Códigos de Ética Profissional de 1986 e 1993 representam o acúmulo da categoria na ultrapassagem:
O Código de Ética do Assistente Social de 1986 foi o primeiro a romper com a concepção conservadora da profissão, expressando uma grande conquista. Mas foi no Código de Ética de 1993 que o valor ético-político central da profissão passou a ser o(a)
A cidade de Ilhéus foi atingida por um grande temporal, que provocou enchentes e desmoronamentos, deixando um rastro de centenas de mortos e desabrigados, o que levou o Prefeito a decretar estado de calamidade pública e a promover mutirões para socorrer física, mental e socialmente aqueles atingidos pela catástrofe e suas famílias. Nanci, assistente social da Prefeitura, foi convocada a participar dos programas empreendidos para socorrer as vítimas da tragédia, mas recusou-se a participar, pois estava de férias. A atitude de Nanci, em referência ao Código de Ética Profissional do Assistente Social, constitui-se em:
MPE-AL
Para o Assistente Social, o acompanhamento do sujeito que busca transformações corporais em consonância com suas expressões e identidades de gênero, é
MPE-AL
A fiscalização do exercício profissional do Assistente Social supervisor nos campos de estágio, compete
O CFESS assegura aos profissionais travestis e transexuais o direito à escolha de tratamento nominal a ser inserido no Documento de Identidade Profissional da/do Assistente Social.
No que diz respeito ao trabalho profissional, é
O Projeto Ético-Político (PEP) é um dos principais instrumentos da profissão em sua vertente hegemônica. O PEP é composto por:
O Projeto Ético-Político, forjado durante os anos 1980 e 1990, experimenta, na atual conjuntura, um processo de inviabilização. Assinale a opção que indica dois fatores responsáveis por esse processo de inviabilização.
Uma assistente social, no exercício de suas atribuições, enviou um relatório ao Ministério Público com o intuito de informar a situação de abandono e vulnerabilidade social na qual se encontrava a idosa Maria. Após a abertura do processo, o Ministério Público nomeou outro assistente social para avaliar o fato denunciado. Em consonância com o Código de Ética Profissional do Assistente social, a postura que deve ser assumida pelo assistente social nomeado é
Em uma unidade prisional, um detento abriu um processo em que solicita o direito de visita intima de seu companheiro, com quem mantinha um relacionamento homoafetivo estável antes de sua prisão. Ao analisar o processo, o assistente social emitiu um parecer negativo à solicitação do detento, em conformidade com a lógica institucional que não reconhece este tipo de relação afetiva. Diante deste fato, o advogado do detento encaminhou uma denúncia ética ao Conselho Regional de Serviço Social, tendo como base o Código de Ética Profissional do Assistente Social. Assinale a opção que indica a infração ética denunciada.
Um Assistente Social foi contratado para atuar no Departamento de Serviço Social de uma instituição, mas quando chegou ao setor descobriu que o seu chefe direto não era um assistente social. Diante deste fato, ele comunicou o fato ao CRESS, considerando que
As transformações ocorridas no Brasil nos últimos 12 anos, notadamente no que diz respeito ao mundo do trabalho e às políticas sociais, colocam enormes desafios para a prossecução do projeto hegemônico do Serviço Social. Netto (2004) analisa como principal desafio a:
Ao trabalhar em uma unidade socioeducativa, a assistente social Cecília é convocada a atuar como perita em uma situação de visita domiciliar. Ela deve:
Assinale a opção que apresenta uma determinação da Lei de Regulamentação Profissional do Assistente Social.
A Lei de Regulamentação Profissional do Assistente Social no Brasil:
Os princípios e valores presentes no PEP colidem frontalmente com uma prática profissional:
O Código de Ética do Assistente Social de 1993 tem na liberdade o seu eixo central. Nessa perspectiva, o princípio da ampliação e consolidação da cidadania entende esta última como:
Yago iniciou seu estágio em uma creche comunitária que funcionava de segunda-feira a sábado. A supervisora Cleópatra explicou-lhe que o sábado estava incluído devido ao fato de que muitas mães eram diaristas e precisavam trabalhar também aos sábados para garantir sua sobrevivência, não tendo com quem deixar seus filhos. Algum tempo depois, Cleópatra chama Yago e o informa que a creche não mais irá funcionar aos sábados, pois havia descoberto que várias mães, em vez de trabalharem, estavam indo à praia e deixando seus filhos na creche, o que é, segundo ela, um absurdo, pois a creche não estava ali para “pobre ir à praia e deixar seus filhos em creche como se fosse rico”.
Com essa postura, de acordo com o Código de Ética Profissional do Assistente Social, Cleópatra está ferindo:
A partir da década de 1990, com a consolidação da vertente de intenção de ruptura, o compromisso ético do Assistente Social vincula-se, também, à defesa