Inscreva-se em nossa newsletter
Receba todas as novidades diretamente em seu e-mail.
Pode ser parcelado no cartão de crédito em até 3x sem juros diretamente aqui no site ou pagar em boleto bancário a vista. Fazemos parcelamento em até 12x sem juros, exclusivo pelo nosso whatsapp 85 9 99522704 (clique aqui)
Os indicadores no Brasil apontam o crescimento exponencial, a cada ano, dos índices de violência perpetrada contra crianças e adolescentes.
Em 2017, o Brasil, com o advento da lei 13.431/17, estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, buscando efetivar práticas de prevenção, identificação e atendimento em caso de violência física, psicológica, patrimonial, institucional e sexual.
A escuta especializada se constitui enquanto procedimento obrigatório a ser “realizado pelos órgãos da rede de proteção nos campos da educação, da saúde, da assistência social, da segurança pública e dos direitos humanos, com o objetivo de assegurar o acompanhamento da vítima ou da testemunha de violência, para a superação das consequências da violação sofrida, limitado ao estritamente necessário para o cumprimento da finalidade de proteção social e de provimento de cuidados.” (art. 19, lei 13.431/17).
É importante salientar que somente poderão atuar na realização de Escuta Especializada profissionais capacitados, conforme preceitua o Art. 20, do Decreto 9.603/18 que regulamenta a Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017.
Pensando nisso, ofertamos o Curso de Aperfeiçoamento em Escuta Especializada: protocolos e parâmetros de atendimento, focado no acolhimento, atendimento integrado, fluxos, entrevista e na implementação da Lei 13.431/17, composto de aulas gravadas e aulas ao vivo, inclusive com prática de entrevista. Curso inovador que abre uma nova perspectiva de atuação profissional, já que, hoje, é obrigatória a implementação da escuta especializada em nos órgãos da rede de proteção nos campos da educação, da saúde, da assistência social e dos direitos humanos.
Com aulas teórico-práticas ao vivo a cada módulo e que ficam gravadas.
PROFESSORES
Erivania Bernardino Cruz
Advogada, especialista em Direito Público, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE) no Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS, diretora da Pótere Social e da Socialis Editora, vice-diretora da Câmara Cearense do Livro (CCL), membro da Comissão de Direito da Assistência Social e da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OAB/CE. Organizadora do Vade Mecum do Serviço Social, professora e autora de livros técnicos.
Cristina Watarai
Psicóloga, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Psicologia (Unesp – Assis), especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia e em Violência doméstica contra crianças e adolescentes (USP/SP). Tem experiência de mais de 20 anos no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência e atuou no âmbito da escuta especializada contribuindo na implantação e implementação do fluxo da escuta protegida no município de Londrina desde 2017.
Dairton Oliveira
Promotor de Justiça Coordenador Auxiliar do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Ceara, Titular da 12ª Promotoria de Defesa da Infância e Juventude de Fortaleza. É formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará. É Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Especialista em Direito Interdisciplinar da Criança e do Adolescente pela UECE e Escola Superior do Ministério Público.
Maria Antonete Vieira
Graduada em Serviço Social, com pós-graduação em Políticas Públicas, cursando a pós Perito Social: Dimensões Normativas, Éticas e Instrumentais pela Pótere Social. Técnica de escuta especializada no ministério público da casa da criança e do adolescente. Possui experiência como Orientadora Profissional no Espaço de Vida, Esporte e Arte-Educação. Agente de Ação Social no projeto Cavaleiros do Futuro. Promotora Acadêmica da Infância no CAOPIJ do MPCE. Assistente Social na 12ª Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude.
Patrícia Ferreira da Silva
Assistente Social em Campinas-SP. Especialista em Gênero e Sexualidade pela UERJ. Conselheira no CONSEAS-SP. Membro do FETSUAS-SP. Membro do Coletivo Ampliações.
Jéssica Araújo da Silva
Advogada, especialista em Direito Público. Mediadora. Conciliadora. Pesquisadora. Professora. Mestranda em Políticas Públicas para a Infância e Juventude. Com experiência em ministração de aulas nos seguintes temas: Direitos Humanos, Infância e Juventude. Métodos de Resolução de Conflitos (mediação, conciliação e justiça restaurativa) e Política Pública e Direito Público.
Isabel Sousa
Advogada, consultora de projetos, integrante da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB CE e do Coletivo Artigo 227.
Marcia Viana
Assistente social (UnB), Especialista em políticas públicas (UnB) e mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento (IPEA).
Servidora pública do poder executivo federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome desde 2007. Tem experiência na coordenação de serviços estruturantes do Sistema Único de Assistência Social, na proteção social básica e proteção social especial de média complexidade.
Para profissionais que atuam e/ou pretendem atuar profissionalmente na escuta especializada para proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
É proibida a realização de escuta especializada por profissionais não capacitados, conforme Art. 20, do Decreto 9.603/18 que regulamenta a Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017.
OBS 1: Se sua compra for em cartão, assim que concluir sua compra, você já pode acessar o curso. Se for em boleto você acessa assim que o boleto for compensado. O pagseguro te comunica tudo por e-mail 😊
OBS 2: O certificado será liberado assim que todas as aulas forem concluídas por você. Marque como concluída ao fim de cada aula. Após concluir as aulas do curso, faça o download do certificado.
Somente os cursos de APERFEIÇOAMENTO do Canal do Assistente Social são de certificado impresso e enviado ao seu endereço. Em todos os outros cursos os certificados são digitais com validação eletrônica.
Por se tratar de certificado impresso, haverá cobrança de taxas do correios para envio por SEDEX com AR.
Receba todas as novidades diretamente em seu e-mail.