0 of 20 Perguntas completed
Perguntas:
Você já concluiu o teste antes. Portanto, você não pode reiniciá-lo.
Teste is loading…
You must sign in or sign up to start the teste.
Você precisa primeiro terminar o seguinte:
0 de 20 Perguntas respondeu corretamente
Seu tempo:
Time has elapsed
Você alcançou 0 de 0 ponto(s), (0)
Earned Point(s): 0 of 0, (0)
0 Redação(ões) Pendente(s) (Ponto(s) Possível(is): 0)
01 Em relação aos princípios constitucionais do SUS, assinale a opção correta.
02 A lei que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências é a de número
03 Considerando o Art. 2° da Lei Federal 8142/90, afirma-se: Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como: I despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta. II investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional. III investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde.
Nessas condições,
04 Considerando a Constituição Federal de 1988, analise as afirmações a seguir assinalando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da Lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
( ) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
( ) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
( ) As instituições privadas não poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes deste, nem mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos. Assinale a alternativa com a sequência correta.
05 A Emenda Constitucional (EC) 29, regulamentada pela Lei Complementar n.º 141, de 16 de janeiro de 2012, atribui percentuais mínimos de investimento nos níveis federal, estadual e municipal, nas seguintes proporções:
06 De acordo com a Lei Federal 8080/90, não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade
07 O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído pela Constituição Federal (CF) de 1988 e regulamentado pelas Leis Federais 8.080/1990 e 8.142/1990. A respeito dessa legislação, assinale a opção correta.
08 O Pacto pela Saúde é um compromisso público, assumido pelos gestores do Sistema Único de Saúde – SUS, com o propósito de estabelecer ajustes e acordos em torno de prioridades e responsabilidades sanitárias e de gestão entre os entes federados. Considerando os termos do Pacto pela Saúde, definidos na Portaria no 399/GM/2006, é correto afirmar:
09 Com relação aos princípios da Política de Humanização do SUS, analise as assertivas a seguir.
I A Política Nacional de Humanização deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS.
II As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde.
III Qualquer mudança na gestão e atenção é mais concreta se construída com a ampliação da autonomia e vontade das
5
pessoas envolvidas, que compartilham responsabilidades.
IV Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.
Estão corretas:
10 De acordo com a Lei Federal n° 8080 de 19/09/90, a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, dentre outros,
11 Segundo Netto (2006), o projeto profissional, denominado projeto ético-político, foi engendrado numa determinada conjuntura econômica, política e social que favoreceu uma mudança expressiva no Serviço Social brasileiro. Como principais componentes que propiciaram a construção daquele projeto, podemos considerar
12 Iamamoto (2009) ressalta que, para tornarmos o projeto ético-político um guia efetivo para o exercício profissional, faz-se necessário
13 De acordo Barroco (2010), o ethos profissional é um modo de ser constituído na relação complexa entre as necessidades socioeconômicas e ideoculturais e as possibilidades de escolha inseridas nas ações ético-morais, o que aponta para sua
14 De acordo com as análises de Netto (2006), pode-se indicar que os projetos profissionais são constituídos de alguns componentes, dentre os quais destacam-se
15 Para Barroco (2010) é necessário compreender o ethos profissional como um modo de ser construído a partir das necessidades sociais inscritas nas demandas postas historicamente à profissão e nas respostas ético-morais dadas por ela nas várias dimensões que compõem a ética profissional, a saber:
16 Acerca das problematizações que envolvem a dimensão técnico-operativa, considerada como o espaço de trânsito entre o projeto profissional e a formulação de respostas inovadoras às demandas que se impõem no cotidiano dos assistentes sociais, Mioto e Lima (2009) identificam nas ações profissionais, inerentes a essa dimensão, três processos interventivos que se expressam em
17 A partir dos estudos de Mioto e Lima (2009), na cena contemporânea, existem três grandes desafios postos a serem enfrentados no que se refere a dimensionar as ações profissionais no contexto das construções teóricas da profissão. São eles:
18 Considerando os avanços teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativo, no bojo do projeto profissional, Mioto (2009) traz reflexões acerca dos estudos socioeconômicos no Serviço Social considerando que eles expressam um conjunto de
19 De acordo com Iamamoto (2009), todos os desafios profissionais e acadêmicos a seguir são inerentes ao Serviço Social contemporâneo, exceto:
20 Considerando Yazbek (2009) e as principais matrizes do conhecimento e da ação do Serviço Social brasileiro, analise as assertivas:
I a combinação da doutrina social da Igreja Católica com o suporte técnico-científico positivista a partir dos anos 1940 confirmou o conservadorismo na trajetória profissional.
II o questionamento ao referencial positivista deu-se a partir dos anos 1970 no bojo das mudanças econômicas, políticas e sociais que levaram à crítica do Serviço Social tradicional.
III dentre as inspirações teóricas encontradas nas vertentes do Movimento de Reconceituação tem-se: o funcionalismo, a psicanálise e o marxismo.
Conclui-se que somente