0 of 20 Perguntas completed
Perguntas:
Você já concluiu o teste antes. Portanto, você não pode reiniciá-lo.
Teste is loading…
You must sign in or sign up to start the teste.
Você precisa primeiro terminar o seguinte:
0 de 20 Perguntas respondeu corretamente
Seu tempo:
Time has elapsed
Você alcançou 0 de 0 ponto(s), (0)
Earned Point(s): 0 of 0, (0)
0 Redação(ões) Pendente(s) (Ponto(s) Possível(is): 0)
O pressuposto “posicionamento em favor da eqüidade e justiça social que assegure a universalidade de acesso aos bens de serviços relativos aos programas sociais e políticas sociais, bem como gestão democrática” está contido:
A Lei Nº 8.142/90 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS. A partir desta lei podemos afirmar que o Conselho Municipal de Saúde constitui:
04. O movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina partiu da crítica:
1. aos postulados liberais da ação.
2. aos princípios positivistas do conhecimento.
3. a integração do indivíduo à ordem capitalista.
4. a visão da totalidade da vertente marxista.
5. ao conhecimento historicamente referenciado.
Estão corretas as afirmativas:
05. Para sintonizar criticamente a profissão aos novos tempos, deve-se garantir, dentre outros, o seguinte pressuposto:
06. Em sua proposta de gerenciamento, o Sistema Único de Assistência Social – SUAS inclui alguns eixos que contribuem para a realização da Política Nacional de Assistência Social,como:
I. matricialidade sociofamiliar.
II. descentralização político-administrativa.
III. novas bases para a relação Estado e sociedade civil.
IV. financiamento.
V. controle social.
Está correto o contido em:
07. O âmbito específico da intervenção profissional do assistente social se desenvolve num espaço em que se movem 3 agentes sociais que são:
08. A regionalização e hierarquização estão dentre os princípios organizativos/operativos que regem a organização do SUS. Estes princípios referem-se a:
09. As instâncias deliberativas do sistema de Assistência Social são:
10. A Lei nº 8.142/90 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde. A partir desta lei podemos afirmar que o Controle Social na Saúde:
11. Sob a égide do Sistema Único de Assistência Social, a Política Nacional de Assistência Social – PNAS tem centralidade na ampliação da proteção social através de: transferência de renda, ações socioeducativas, inclusão produtiva, dentre outras referentes às dificuldades de acesso às políticas públicas, fragilização de vínculos relacionais familiares e comunitários. Conforme o PNAS este conjunto de ações está relacionado à proteção social.
12. É correto afirmar que:
13. De acordo com a Política Nacional de Assistência Social/NOB 2005/SUAS, a matricialidade sociofamiliar significa que a família é:
14. Analise as afirmativas abaixo em relação ao trabalho do assistente social em empresas, frente às mudanças dos processos de gerenciamento da força de trabalho experimentados a partir do processo de reestruturação produtiva:
I. O Serviço Social mantém-se como atividade auxiliar e subsidiária de controle da força de trabalho.
II. A ação profissional deixa de ter seu foco central nas chamadas “necessidades humanas”.
III. As informações acumuladas pelo Serviço Social passam a ser utilizadas pelas gerências para definição de itens de controle e verificação no gerenciamento do trabalho.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
15. Em relação à saúde do trabalhador, é disposição da Lei 8.080/90, que trata das condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde e da organização e funcionamento dos serviços correspondentes:
16. Segundo Carvalho e Iamamoto (2001), a “matéria-prima” do trabalho do Assistente Social é a:
17. Uma das correntes teóricas de maior influência sobre a teoria social e sobre o Serviço Social afirma que os fatos sociais obedecem a leis invariáveis, de forma objetiva e neutra. Portanto, o método científico aplicado aos fenômenos sociais deve descrevê-los e classificá-los com precisão, independentemente de idéias pré-concebidas. Esse modelo teórico corresponde à (ao):
18. A teoria Keynesiana fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle da economia, informou o padrão de regulação social do que se denominou como Estado:
19- No período pós-64 dois documentos no âmbito formativo, reafirmam a perspectiva modernizadora do Serviço Social. São eles:
20. A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que prove os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. Este artigo está inserido no capítulo da Lei Orgânica da Assistência Social–LOAS (Lei Federal n.o 8.742/93) que trata: